A equipe do CRAS Natal, órgão que responde à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ituiutaba, realizou, recentemente, uma tarde festiva para comemorar o Dia da Consciência Negra.
O evento contou com a presença de Adirce, professora, presidente do Grupo de Estudo da Consciência Negra de Ituiutaba e delegada do Idoso do Estado e da União e Conselheira da Fundação do Zumbi dos Palmares,Ana Lúcia representando o congado, a professora de História.
Ainda estiveram presentes Halysson Rezende, presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ariellee, Mailan Marchiori, que tão gentilmente abrilhantaram o evento preparando os adolescentes do Projeto do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para um desfile.Foram Divina Teles, o CAIC e Nathália Souza que emprestaram as roupas e os acessórios.
“Que esse dia não seja apenas mais uma data, e que as pessoas não comemorem apenas o feriado. Não precisamos apenas de mais uma data no calendário. Precisamos que a igualdade seja celebrada.Não é a raça, religião ou classe social que determina a inferioridade do ser humano. É o pensamento retrógrado, ainda bastante culminado pelo mundo, que é a principal razão do preconceito. Que neste dia, todos nós, negros ou brancos, possamos refletir sobre isso e lutar por um mundo em que a união reine entre nossa sociedade, porque no final todos somos de carne e osso, todos nós somos iguais.Todos nós merecemos o devido respeito. Todos nós merecemos as mesmas oportunidades. Este atraso não pode continuar sendo arrastado por gerações, acima de cores, somos humanos.Cada um tem a sua importância, cada um tem a sua beleza e o seu modo de viver.Somos todos iguais. Somos todos filhos de Deus, não só por dentro, mas por fora também”, comentou Dalila Morais, coordenadora do CRAS Natal.
“Os nossos agradecimentos à minha equipe e de todos que foram nossos parceiros que não mediram esforços para realização deste evento”, finalizou Dalila.
Na oportunidade, Adircefalou sobre a história do Dia da Consciência Negra, da cultura afro-brasileira, da importância da data e sobre quem foi Zumbi dos Palmares, personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade.
Arielle e o Halysson complementaram sobre o momento de conscientização e reflexão sobre a importância do povo africano na formação da cultura nacional e enalteceram alguns líderes negros na história do Brasil e do mundo.
Equipe do CRAS Natal comemora o Dia da Consciência Negra
Deixe um comentário
Deixe um comentário