Uberlândia figurou, mais uma vez, entre as principais cidades inteligentes do país. O desenvolvimento econômico sustentável do município resultou em destaque obtido no ranking Connected Smart Cities 2023, que tem o intuito de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil.
Conforme o estudo feito e divulgado pela Urban Systems nesta semana, Uberlândia é a 30ª do país no levantamento realizado com outros 655 municípios com população acima de 50 mil habitantes. Se consideradas somente as cidades que detêm de 500 mil a 1 milhão de habitantes, a segunda maior cidade de Minas Gerais aparece como a 10ª do Brasil mais conectada.
Com pontuação final de 32,130 pontos, Uberlândia avançou duas posições em relação ao ranking do ano passado. No comparativo, Uberlândia é a segunda mais inteligente e conectada de Minas Gerais, atrás apenas de Belo Horizonte. Por apresentar mais negócios inovadores, está à frente, por exemplo, de capitais como Porto Alegre (RS), Palmas (TO) e Aracaju (SE), que ficaram, respectivamente, nas 32ª, 38ª e 53ª posições. Entre todos os municípios analisados, 41 têm população superior a 500 mil habitantes, como é o caso de Uberlândia.
Para a caracterização da pesquisa foram considerados 74 indicadores, nos seguintes eixos temáticos: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo, Governança e Energia. A pontuação final foi definida pela soma de três escalas de pesos para os indicadores dicotômicos (sim ou não) – peso 0,5; que abrangem uma escala de nota ou avaliação – peso 0,8; e numéricos, de escala, crescimento ou percentual – peso 1, totalizando 69 pontos distribuídos.