Janeiro registra aumento no consumo de água em Uberlândia

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) registrou em janeiro uma média diária de aproximadamente 243 litros de consumo de água por pessoaem Uberlândia. O número é 4,2% superior quando comparado com janeiro de 2020. Em relação a dezembro, o aumento equivale a 1,7%. Esta quantidade diária é mais do que o dobro que os 110 litros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para atender as necessidades básicas de cada pessoa. 

Anúncio

De acordo com a gerente de tratamento de água do Dmae, Rejane Nunes, situações atípicas podem estar relacionadas com o aumento do consumo no primeiro mês de 2021. “Neste início de anos, tivemos chuvas em poucos dias, o calor tem sido intenso e as pessoas têm permanecido em suas casas devido ao contexto de pandemia”, explicou.

Mesmo com o aumento do consumo, a autarquia tem trabalhado para continuar atendendo a população de forma satisfatória. A gerente ressalta que as Estações de Tratamento de Água (ETA) estão trabalhando com o bombeamento dos motores hidráulicos e elétricos em conjunto. “Nossos canais de represamento estão com nível acima dos três metros, permitindo o uso das turbinas hidráulicas na captação da água”, detalhou.

A gerente reforçou também a mensagem de que é fundamental evitar o desperdício. “Ações como consertar vazamentos, não deixar torneiras pingando e reutilizar a água da máquina são importantes para o meio ambiente e a sociedade”, afirmou.  

Divulgação/Dmae