O número diário de novos casos de Covid-19 aumentou 84,5% em Uberlândia em um mês, passando de 207 registros no dia 3 de julho para 382 ocorrências verificadas nesta terça-feira, dia 3 de agosto, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.
A elevação ocorre mesmo com a vacinação contra o coronavírus ocorrendo diariamente na cidade e avançando gradativamente sobre o público alvo local. Hoje, de acordo com o Vacinômetro da Prefeitura de Uberlândia, mais da metade da população já foi imunizada no município com ao menos a aplicação inicial do imunizante ou dose única (no caso da vacina Janssen).
Com 367.895 imunizantes aplicados em primeira dose ou dose única, Uberlândia tem, nesta quarta-feira (4), 52,6% da população com o ciclo vacinal iniciado. Mesmo assim, segundo o boletim epidemiológico, além da incidência da doença, que quase dobrou em um mês, a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na cidade destinados à Covid também cresceu, saltando de 85% no dia 3 de julho para 100% nesta terça, dia 3 de agosto.
A piora dos números da pandemia na cidade gerou um alerta feito pelo prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, na última sexta-feira (30), em suas redes sociais. Além disso, o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues, convocou uma entrevista coletiva para a manhã desta quinta-feira (5).
Não foi adiantado o assunto da entrevista coletiva. Mas, diante da elevação nas redes sociais das queixas de moradores de Uberlândia sobre aglomerações, principalmente em festas, e dos pedidos por restrições de funcionamento de atividades, é possível que sejam tratados na reunião estes assuntos e o aumento dos números da pandemia.
MAIS DADOS DO BOLETIM
Conforme o mais recente boletim epidemiológico informado pela Secretaria Municipal de Saúde em Uberlândia, 478 pacientes com coronavírus estão internados nas redes pública e privada da cidade. São 222 em UTIs e 256 em enfermaria. Ainda de acordo com o boletim desta terça-feira, 11 pessoas morreram em decorrência da doença nas últimas 24 horas, chegando ao total de 2.776 óbitos provocados pela Covid-19 no município.
Há um mês, no dia 3 de julho, as redes pública e privada da cidade tinham quase 100 pacientes a menos internados. Eram 388, sendo 187 em leitos de UTI e 201 em enfermaria. Naquela data, Uberlândia tinha uma diferença de quase 200 mortes, com 2.574 óbitos no total.
VACINÔMETRO
Ainda de acordo com os dados do Vacinômetro da Prefeitura de Uberlândia, o maior público vacinado até o momento na cidade é o de idosos, com mais de 100 mil já tendo tomado pelo menos a primeira dose da vacina.
Na sequência, aparece o grupo de pessoas com comorbidades, com mais de 60 mil já tendo iniciado o ciclo vacinal.