A Prefeitura de Uberlândia, junto ao Núcleo Estratégico do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, decidiu, em reunião extraordinária desta quarta-feira (19), realizar novas alterações na abertura escalonada dentro do Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas. A nova medida amplia o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes.
Segundo o Executivo municipal, a decisão é possível mediante análise técnica do Comitê sobre os indicadores da pandemia, que indicam, nos últimos dias, queda significativa da taxa de transmissão da Covid-19 e da ocupação de leitos de UTI, além da ampliação da vacinação da cidade, que hoje alcançou o público de 28 anos.
Conforme deliberação, supermercados, hipermercados, mercearias, açougues, peixarias, sacolões, lojas de conveniência e congêneres, por exemplo, passam a poder funcionar até às 23h de segunda a sexta-feira e até às 18h nos domingos e feriados. Padarias, quitandas, comércio varejista de bebidas, praças de alimentação, restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias, lanchonetes e academias, entre outros, também terão horário ampliado de segunda a sábado até as 23h.
Shopping Centers, galerias, pátios, condomínios de lojas e congêneres poderão funcionar aos domingos e feriados, das 12h às 18h, assim como lojas do hipercentro da cidade e de bairros. Salões de beleza, barbearias, clínicas de estética e bronzeamento e óticas também foram autorizadas a funcionarem aos domingos e feriados, das 12h às 18h.
Ainda segundo a Prefeitura, o Comitê poderá, a qualquer momento, de forma extraordinária, promover alterações nas medidas, conforme evolução dos indicadores. As novas definições passam a valer a partir do próximo sábado (21) e foram publicadas em edição extra do Diário Oficial do Município desta quinta-feira (19).