A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) concedeu uma promoção por ato de bravura a um Sargento da 9ª Região de Polícia Militar (9ª RPM) que salvou uma mulher em uma enchente na Avenida Rondon Pacheco, durante uma tempestade registrada em Uberlândia no dia 8 de dezembro de 2020. O militar foi promovido à graduação de 2º Sargento.
A conquista desta promoção é o maior dos reconhecimentos que um policial militar pode ter ao longo de sua carreira. Naquele dia, segundo a PM, o militar atuou por iniciativa própria e sozinho, em condições adversas (intensa chuva e forte alagamento), e se lançou na correnteza frente ao grave risco de morte em que se encontrava a vítima, que estava agarrada a uma árvore do canteiro central, com risco de ser levada pela água devido à tempestade que caía no momento.
A PM lembrou que o Sargento honrou o juramento que um policial militar faz ao entrar na PMMG (“Mesmo com o sacrifico da própria vida”) e não hesitou em colocar a própria vida em risco ao se lançar na enxurrada, conseguindo amarrar uma corda na cintura da vítima, que foi arrastada até a margem da via, em local seguro.
Naquela data, a força das águas foi capaz de arrastar veículos na via, caçambas de entulhos, tampas de bueiros, placas de asfalto e arrancar árvores. Em razão da ação, o policial militar sofreu lesões nas costelas, além de outros cortes e arranhões.