Uma mensagem que alerta sobre possível desligamento de energia e que dá a entender que há relação com o apagão registrado recentemente em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, e em outras doze cidades da região, além de distritos e comunidades rurais. Ocorre que o conteúdo é falso, conforme apurou o jornalismo do Regionalzão.
A mensagem que começou a circular em grupos do WhatsApp dos tijucanos diz: “Acabou de sair um conversa que vamos ficar sem energia hoje porque eles vão tirar a torre substituta lá”.
Em contato com a assessoria de comunicação da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, o Regionalzão obteve a informação de que a informação é falsa. “Não há nenhuma expectativa ou ação da Cemig para retirar as torres que estão atendendo o fornecimento de energia para Ituiutaba”.
Após o apagão, que durou pouco mais de 36 horas, registrado entre a última sexta, 15, e domingo, 17, a Companhia informou que um projeto para a substituição das torres provisórias instaladas no local, que fica distante cerca de trinta quilômetros de Ituiutaba, na zona rural de Canápolis, seria iniciado para a realização do serviço em definitivo. Contudo, ainda não há data prevista e, de fato, uma manutenção programada com desligamento temporário deve ocorrer quando os técnicos da Cemig executarem tal projeto.
Esse é o Autenticando, quadro do Regionalzão que busca identificar a veracidade de conteúdos publicados na rede social. Nesse caso, com relação ao informe de que faltará energia hoje por conta de substituição de torres, levando a crer ser no local do acidente na rede de transmissão da Cemig, a notícia é falsa.