Uberlândia, Ituiutaba, Uberaba e Araguari já retiraram a obrigatoriedade do uso das máscaras em qualquer ambiente aberto. O equipamento era utilizado como medida de segurança contra o coronavírus. Nas quatro cidades do Triângulo Mineiro a utilização da proteção continua obrigatória em ambientes fechados.
Em Minas Gerais, desde o dia 12 de março, o Governo do Estado desobrigou o uso do equipamento de proteção em ambientes de circulação livre do ar. No entanto, a decisão do uso ou não da máscara ficou a critério de cada município.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a decisão da não-obrigatoriedade das máscaras foi tomada pelo Governo de Minas em função da melhora dos indicadores da pandemia.
Já a desobrigação da utilização de máscaras em locais fechados, no estado, deve obedecer meta de vacinação contra a Covid-19: quando os municípios atingirem 80% da aplicação das duas doses e chegarem a 70% do reforço.
No Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, além de Uberlândia, Ituiutaba, Uberaba e Araguari, cidades como Araxá, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Delta e Frutal também já retiraram a obrigatoriedade do uso das máscaras em ambiente aberto. Em espaços fechados nestes municípios, a exigência da proteção permanece.
Também na região, em Patos de Minas e Patrocínio, a utilização do equipamento já foi desobrigada em locais abertos e fechados.