A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) divulgou um alerta sobre o “golpe do boleto falso”. Segundo a Associação, com boa parte das empresas realizando pagamentos via boleto bancário, os golpistas também evoluíram as práticas de fraude.
O líder classista, Anderson Lima, explica que o golpe é aplicado por meio de ataques virtuais que conseguem mudar o código de barras original e os dados do boleto. Durante esse processo, os fraudadores podem desviar o valor para contas de outras titularidades.
Quem é vítima dessa fraude pode sofrer corte no fornecimento de algum serviço, como o de telefonia. Anderson Lima reforça que a pessoa pode ter que pagar juros pelo atraso do pagamento e ter seu nome em listas de inadimplentes.
A Aciu também divulgou informações sobre a responsabilidade da quitação errada de um boleto. O advogado especialista em direito empresarial, João Henrique Rodrigues Almeida, orienta sobre o assunto:
“A responsabilidade de checar os dados do beneficiário do boleto é do pagador. O que acontece na maioria dos golpes é que o fraudador instala um vírus no computador da pessoa e este vírus faz a alteração dos dados do boleto. O emissor não tem acesso ao computador da vítima, portanto, é o pagador quem deve checar os dados do beneficiário no boleto e se certificar de que o documento está correto”, explica.
A Associação também compartilhou dicas do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) para identificar boletos suspeitos:
-
Manter o antivírus do computador sempre atualizado.
-
Ao receber um e-mail suspeito com arquivos anexos, notificações de pagamentos e links, desconfie. Entre imediatamente em contato com o emissor da mensagem e confirme a autenticidade das informações.
-
Evite fazer compras, efetuar pagamentos ou gerar boletos em computadores públicos ou em redes de Wi-Fi abertas. O risco de invasão de contas nesses ambientes é alto.
-
Além disso, leia bem o boleto bancário. A maioria dos documentos falsos costuma ter diferenças no padrão de formatação e outros erros básicos, como de português, por exemplo. Qualquer característica suspeita pode ser um indício de fraude.
-
Se a leitura do código de barras falhar na tentativa de pagamento do boleto pelo caixa eletrônico ou aplicativo do banco, redobre a atenção.
-
Compare o boleto com outras contas pagas recentemente para checar as informações.