Uma campanha pela vida está em andamento nas redes sociais de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. O pedido é de ajuda por meio de doação de sangue feito pela família da paciente Isabelly Alves Batista, que necessita de sangue B+ Fenotipado. Contudo, doações de todos os tipos sanguíneos são importantes para os estoques da Fundação Hemominas.
Para doar, a pessoa precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade. Também é preciso pesar mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado – após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se
aguardar três horas para efetuar a doação, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação, não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue, não ter tido hepatite após os 11 anos,não ter feito tatuagem/sobrancelha definitiva/botox/piercing nos últimos 12 meses, piercing em região oral ou genital impede a doação de sangue por 12 meses após a sua retirada. Por fim, também é necessário apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
Agendamento
As doações devem ser agendadas pelo MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.