No início da madrugada desta quinta-feira, 22, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para capturar duas serpentes que estavam em uma residência na Rua Joaquim Martins Faria, no Bairro Nova Ituiutaba 3, em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. No local, a guarnição de bombeiros se deparou, no portão de entrada, com uma cobra da espécie Chironius laevicollis, conhecida popularmente como cobra cipó.
Já no interior do imóvel, no quarto onde dormiam a residente, senhora idosa, e seu neto, uma criança, a guarnição visualizou embaixo da cama uma serpente da espécie Crotalus durissus adulta, conhecida popularmente como cobra cascavel, com aproximadamente 1,2m de comprimento.
Utilizando materiais específicos de captura e técnicas de salvamento terrestre, os militares realizaram a captura de ambas, tendo sido transportadas em recipientes separados para preservação da integridade dos animais, tendo sido realizada a soltura em área de preservação ambiental distante do perímetro urbano.
A cobra cascavel é responsável pelo maior número de acidentes e fatalidades, seu veneno pode ser letal e tem ações neurotóxica, anticoagulante e miotóxica sistêmica, sendo caracterizada principalmente pelo chocalho na ponta de sua cauda.
O Corpo de Bombeiros orienta, principalmente residentes em bairros onde se delimitam o perímetro urbano, a redobrarem a atenção, evitarem o acumulo de materiais em locais onde esse tipo de animal possa se esconder e a implementação de objetos de vedação nas arestas de portas e ralos. Caso se depare com uma serpente, ligue imediatamente 193, e se possível, mantenha contato visual a uma distância segura ate a chegada dos militares.