Retrospectiva 2022: veja os fatos que marcaram o ano e foram notícia no Regionalzão

O ano de 2022 foi marcado por fatos históricos nacionais e mundiais, além dos destaques regionais, com importantes registros no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Um ano polêmico e agitado, que foi escrito por acontecimentos que chamaram a atenção em diferentes áreas, como a policial, a política e a esportiva. E tudo isso foi noticiado aqui, no Regionalzão, com a qualidade jornalística, a credibilidade reconhecida e a agilidade característica deste meio de comunicação que é referência em Minas Gerais.

A partir de agora, você, internauta que acompanha o Regionalzão, mergulha em uma jornada que vai contar o que foi destaque nas cidades da nossa região e no nosso estado e que também ganharam a mídia no Brasil e no mundo.

Você poderá relembrar, de forma cronológica, de fatos inusitados que geraram grande audiência, como o encontro de um cão que estava desaparecido em Ituiutaba. Também verá novamente outros acontecimentos relevantes, como a tempestade que causou inundações e assustou moradores em Uberlândia em janeiro, a disputa de cidades pela instalação de uma fábrica da Heineken no estado em março e o assassinato de um ex-policial com golpes de enxada em Ituiutaba em julho, entre muitos outros que dominaram o noticiário no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Além disso, terá a oportunidade de rever detalhes das eleições 2022, que resultaram na eleição de quatro deputados estaduais e três federais em Uberlândia e na reeleição do governador Romeu Zema (Novo), em Minas, e na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidente. Assim como poderá reler as notícias da Copa do Mundo, que teve a Argentina campeã e o Brasil eliminado pela Croácia nas quartas-de-finais, e a morte do Rei Pelé nos últimos dias do ano.

 

Janeiro

A tempestade que atingiu Uberlândia no dia 16 de janeiro de 2022 provocou inundações em diferentes pontos da cidade. Na Avenida Rondon Pacheco, a força da água arrastou carros e arrancou blocos do asfalto. A água inundou até parte de um hospital localizado na via, que é uma das principais do município.

No mesmo mês, no dia 30, o Regionalzão noticiou que um cão de grande porte que havia desaparecido e chamado a atenção dos moradores de Ituiutaba foi encontrado no dia anterior pela Polícia Militar de Meio Ambiente. Anteriormente, a tutora do animal havia divulgado o caso em uma rede social, informando que o seu cão teria sumido de sua propriedade rural situada na região do Salto do Rio da Prata, na zona rural de Ituiutaba.

 

Fevereiro

No dia 22 de fevereiro, um duplo estupro consumado foi registrado durante a madrugada, em Ituiutaba, e chocou os moradores do Pontal. Duas mulheres que trabalhavam varrendo rua foram vítimas de um estuprador no bairro Parabaíba. Segundo informações apuradas pelo Regionalzão, as duas trabalhavam quando um homem jovem, munido de um pedaço de pau, chegou e ameaçou as duas e as levou para os fundos de um terreno com plantação de milho, onde consumou o ato. As duas mulheres escaparam do local do estupro após o criminoso fugir do local.

No mesmo dia, um fato foi destaque no noticiário da capital mineira. Um homem, de 36 anos, funcionário da prefeitura de Divisópolis, que fica na região mineira do Vale do Jequitinhonha, que conduzia um carro oficial, foi preso na madrugada daquela data, na capital mineira, acusado de assaltar uma prostituta e atracar-se contra a PM.

Dois dias depois, em 24 de fevereiro, uma fiscalização realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) gerou grande repercussão no Triângulo Mineiro. Durante a ação, um posto de combustível de Uberlândia e um de Uberaba foram autuados e tiveram bombas medidoras interditadas. Conforme informou a ANP, nos dois postos autuados foram constatadas irregularidades no volume dispensado pelas bombas de combustíveis.

 

Março

No terceiro mês do ano, uma morte de um cantor causou comoção e marcou o noticiário regional. No dia 4 de março, morreu o artista ituiutabano e gestor em Agronegócio, Kleber, da dupla Kleber & Fábio, em que cantava junto a seu irmão. O tijucano se encontrava hospitalizado em Barretos, no interior de São Paulo, onde lutava contra um câncer. A morte do cantor deixou familiares, amigos e admiradores em luto, principalmente, pessoas envolvidas no cenário da música sertaneja local.

Também em março, o Regionalzão revelou que uma disputa entre municípios mineiros por um grande empreendimento estava dominando o noticiário no estado. No dia 29 daquele mês, foi informado que três cidades de Minas despontavam como favoritas para receber a nova fábrica da Heineken no estado: Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Passos, no sul de Minas, que acabou ganhando a preferência posteriormente.

 

Abril

Um crime cometido em uma escola assustou os moradores de Ituiutaba no início de abril. Um homicídio tentado foi registrado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), na manhã do dia 7, na Escola Estadual Polivalente. Um menor infrator desferiu golpes de faca contra outra estudante no interior de uma das salas de aula. A primeira equipe da PMMG compareceu no local e auxiliou nos primeiros socorros à vítima. O autor foi contido, identificado e apreendido. A vítima, do sexo feminino, levou golpes de faca e apresentou cinco perfurações, sendo na região das costas e do pescoço.

Também em abril, uma piada de mau gosto “roubou” a cena negativamente e foi amplamente discutida. A deputada federal Carla Zambelli (PL) fez uma piada desrespeitosa sobre Araguari (MG), durante uma palestra promovida pela Aciub, em Uberlândia, no dia 26. Pouco tempo depois, vídeos com a fala da parlamentar em tom pejorativo começaram a rodar nas redes sociais e geraram uma série de protestos de moradores do município de 118.361 habitantes, segundo o IBGE. Durante a palestra, Carla Zambelli disse que “Araguari é uma cidade de primeira, você passa segunda e já saiu!”. Logo em seguida, a parlamentar abriu um sorriso. Nas redes sociais, moradores de Araguari pediram a cassação da parlamentar por falta de decoro parlamentar.

 

Maio

Um fato policial foi o destaque na imprensa do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba em maio. Um homicídio tentado foi registrado em Ituiutaba no dia 9/5. A vítima foi um jovem, de 21 anos, natural da cidade do Pontal, que até então estava desaparecido. Um vídeo do jovem “apanhando” de chinelo por um grupo de pessoas foi divulgado. A motivação do crime seria por ser a vítima o autor de furto de um aparelho de TV de uma senhora de idade, moradora no Bairro Novo Tempo. Na época, o fato foi detalhado pela Polícia Militar (PM), e a divulgação, no dia 10, do vídeo da tortura sofrida pelo jovem gerou grande repercussão.

No mesmo mês, a queda de temperatura também atraiu a atenção dos internautas e fez os moradores do Triângulo Mineiro tirarem os casacos dos armários. Com frio intenso, os termômetros em Uberlândia ficaram abaixo dos 10º C no dia 20. Dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizada no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apontaram registro de 8,9ºC naquela manhã na cidade mineira. Ainda de acordo com os dados meteorológicos, a sensação térmica no município na mesma data foi de 8,4ºC.

 

Junho

Um vídeo de uma onça-preta, também conhecida como pantera-negra, correndo em meio a uma plantação de milho circulou nas redes sociais e grupos de WhatsApp e foi uma das principais notícias de junho na região. Veiculado no dia 25, o fato chamou a atenção. O animal foi gravado dois dias antes, em 23 de junho, por Leandro Feruzo, trabalhador rural que atuava na colheita de milho em uma fazenda de Planura, município de 12 mil habitantes no Triângulo Mineiro.

No mesmo mês, um outro fato foi destaque no noticiário regional, mas, desta vez, por causar revolta e indignação. A mãe de uma adolescente, de 13 anos, denunciou o companheiro por estupro de vulnerável no dia 27, em Uberlândia. De acordo com a Polícia Civil (PCMG), a diretora da escola da vítima informou que os abusos aconteciam desde que ela tinha nove anos de idade. Aos policiais, a mãe da adolescente relatou que tomou conhecimento da violência no dia 24, quando a diretora da escola da filha informou que há quatro anos ela era estuprada pelo padrasto. Ainda segundo a denúncia, a vítima era coagida mediante ameaças e os abusos aconteciam quando a mãe não estava na residência.

 

Julho

Um homicídio de um ex-policial civil foi registrado em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, na manhã do dia 28 de julho, na Rua Roberto Maciel, no bairro Jerônimo Mendonça. O fato, de grande repercussão, foi um dos mais lidos do Regionalzão no sétimo mês do ano e um dos mais comentados no Pontal. Carlinho Carcereiro foi encontrado morto no interior de uma residência, com diversos ferimentos na região das costas.

Também em julho, um incêndio em um conhecido restaurante de Uberlândia foi destaque no noticiário local no dia 10. O Corpo de Bombeiros foi chamado para ajudar a conter o fogo em um restaurante de carnes nobres no bairro Morada da Colina, na zona sul de Uberlândia, na noite do dia 9. Quando os bombeiros militares chegaram ao local, constataram que os funcionários do restaurante utilizaram extintores de incêndio e conseguiram apagar o fogo, que não passou para outro cômodo do endereço.

 

Agosto

Uma mulher, de 49 anos, foi encontrada morta no início da noite do dia 8, em Ituiutaba. O fato, que despertou a curiosidade na cidade do Pontal e foi noticiado no dia seguinte (9 de agosto), ocorreu em uma residência situada na Avenida 27, no Centro da cidade. Conforme a Polícia Militar (PM), o caso foi registrado como encontro de cadáver e, possivelmente, tratava-se de morte natural.

Também em agosto, um jogo de loteria foi o grande destaque do mês no Triângulo Mineiro. Um apostador do Triângulo Mineiro insistiu nos mesmos números e foi premiado na Mega-Sena. Uma aposta feita na Lotérica Center Sorte, em Uberlândia, acertou a quina da Mega-Sena no sorteio que ocorreu no dia 27/8, e faturou R$ 59,9 mil. Caso tivesse acertado mais um número, o bilhete teria sido premiado com R$ 18 milhões. O jogo premiado, além de ser uma aposta simples, era uma teimosinha, ou seja, o apostador insistiu nos mesmos números.

 

Setembro

Uma ocorrência policial gerou grande impacto e revolta no Triângulo Mineiro em setembro. Um homem fugiu após abusar sexualmente de uma menina de 6 anos no dia 4, no bairro Alvorada, em Ituiutaba. Segundo a Polícia Militar (PM), o crime ocorreu durante uma confraternização entre familiares e amigos, quando o suspeito pediu para a menina pegar no órgão genital dele e segurou a mão dela para obrigar a ação. Entretanto, a vítima conseguiu se soltar e contou o que havia acontecido para a avó, que acionou o Conselho Tutelar para acompanhar a vítima e a mãe até o Hospital São José.

Uma outra tragédia também chamou a atenção e chocou os moradores de Santa Vitória (MG) em setembro. Um bebê de um ano morreu afogado após cair em um cocho de água, no assentamento Nova Jubran, no dia 28

 

Outubro

No décimo mês de 2022, o grande destaque foram as eleições. Maior colégio eleitoral do Triângulo Mineiro e o segundo maior do estado, Uberlândia elegeu, no dia 2 de outubro, três deputados federais e quatro deputados estaduais. Foram eleitos deputados federais Ana Paula Junqueira Leão (PP), Dandara (PT) e Weliton Prado (Pros). Também foram eleitos deputados estaduais Arnaldo (União Brasil), Cristiano Caporezzo (PL), Elismar Prado (Pros) e Leonídio Bouças (PSDB).

Na mesma data, no primeiro turno do pleito, Romeu Zema (Novo) foi reeleito governador de Minas e Cleitinho (PSC) foi eleito senador por Minas. Também em outubro, no dia 30, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente da República. O ex-presidente venceu o presidente Jair Bolsonaro (PL) em acirrada disputa no segundo turno das eleições.

 

Novembro

Um crime cometido em Prata (MG) foi um dos destaques jornalísticos do mês no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Em 15 de novembro, foi informado que, um antes (14/11), a Polícia Militar prendeu dois autores, um de 28 e outro de 21 anos, que roubaram uma residência rural na região das Três Barras, em Prata. A PM também recuperou um veículo que tinha sido levado pelos ladrões.

Outro fato que chamou a atenção e mereceu a cobertura do Regionalzão foi uma invasão ocorrida na Assembleia Legislativa em Goiás. O presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSD), cancelou uma sessão, realizada no dia 22 de novembro, após manifestações contrárias à “taxa do agro” no plenário. Os produtores rurais invadiram o local quando os deputados negaram retirar o projeto.

Também foi noticiado, ainda em novembro, que empresas e proprietários rurais foram multados em mais de R$ 1,5 milhão em uma ação contra o uso de agrotóxicos ilegais na região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais. A Operação “Ceres” foi realizada entre os dias 7 e 11 daquele mês.

 

Dezembro

Fechando o ano, mais três fatos dominaram as manchetes do Regionalzão. Além da Copa do Mundo, conquistada pela Argentina no dia 18, com o brilho do craque Messi, e marcada pelo fracasso da seleção brasileira, eliminada no dia 19, nas quartas-de-finais pela Croácia, a morte de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, maior jogador de futebol de todos os tempos, no dia 29, deixou um gosto amargo entre o Natal e o Ano-Novo.

No contexto regional, ganhou destaque, dias antes, a notícia do cantor Gusttavo Lima visto jogando truco em um bar no interior de Minas. Na noite de Natal, dia 25, o cantor Gusttavo Lima foi visto em um bar na comunidade rural de Tauá, na cidade de João Pinheiro, com familiares e amigos. Nas redes sociais, os fãs moradores da cidade divulgaram vídeos e fotos que mostraram o artista bebendo cerveja e jogando truco no local.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile