A deputada federal Dandara Tonantzin (PT) repudiou a decisão da Justiça de conceder a autorização solicitada pelo Center Shopping, em Uberlândia, para impedir a entrada de adolescentes desacompanhados dos pais, responsáveis ou de algum representante legal em suas dependências neste sábado (25).
A medida visa coibir a realização de “rolezinhos”, encontros informais de jovens em shoppings. Um desses eventos estaria agendado para ocorrer no interior do empreendimento nesta data. Segundo o shopping, eventos como esse, registrados anteriormente, provocaram superlotação do estabelecimento e danos patrimoniais.
Em suas redes sociais, a deputada Dandara, ex-vereadora de Uberlândia, disse que é “inadmissível a Justiça atuar para barrar a entrada de jovens e impedir os rolezinhos no Center Shopping”. “Isso é segregar a juventude dos espaços de sociabilidade e lazer e impedir seu direito de ir e vir! Alegar “depredação, intimidação, rapina e obscenidade” é criminalização da pobreza e preconceito! O lugar da nossa juventude preta e da periferia é onde ela quiser!”, afirmou a parlamentar na publicação.
Na decisão judicial, assinada pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude, José Roberto Poiani, é mencionado que “os episódios em questão não consistem em mera aglomeração de pessoas no exercício do direito à liberdade de associação ou de reunião pacífica, desdobrando-se, em verdade, para violência gratuita, dano ao patrimônio privado, perturbação e depredação, com real prejuízo aos lojistas e usuários do estabelecimento”.
Por meio de nota, o Center Shopping informou que a medida tem como objetivo manter a segurança e a ordem que é oferecida aos visitantes do shopping. Afirmou também que a convocação de uma grande mobilização e aglomeração de adolescentes é incompatível com o número seguro de visitantes que a estrutura do empreendimento pode receber.
A Polícia Militar (PM) foi acionada pela Justiça para tomar as providências cabíveis neste sábado (25).