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Regionalzão Notícias > Notícias > Acontece > Cemig divulga nota após CPI em Uberlândia pedir que empresa seja ré em ação pública
Acontece

Cemig divulga nota após CPI em Uberlândia pedir que empresa seja ré em ação pública

Relatório final da Comissão destaca irregularidades atribuídas à CEMIG e propõe medidas para reparação e prevenção

Matheus Carvalho
Por
Matheus Carvalho
18 de abril de 2024
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Arte: Ilustração - Regionalzão

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A Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) emitiu uma nota a respeito sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que foi concluída na manhã desta quinta-feira, 18, onde foi solicitado que a empresa se torne ré em ação pública.

Veja a nota:

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A Cemig esclarece que ainda não foi notificada do Relatório Final da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal de Uberlândia.

A Cemig respeita o trabalho realizado pelo Poder Legislativo Municipal de Uberlândia e informa que trabalha pela melhoria constante dos serviços, buscando oferecer uma energia de qualidade aos seus consumidores.

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Isso inclui investimentos superiores a R$ 1 bilhão no Triângulo Mineiro em cinco anos, o que tornou possível a inauguração da Subestação Uberlandia 8, entre outras entregas a serem realizadas nos próximos meses.

Com o apoio do PROCON e do Ministério Público a comissão concluiu que as situações narradas e divulgadas sobre os apagões e registros de falta de energia na região da cidade de Uberlândia ficaram comprovadas e que as constantes irregularidades da prestação de serviço com oscilações, apagões e interrupções injustificadas de energia elétrica pela CEMIG decorreram exclusivamente pela própria companhia. Com a entrega do relatório a CPI fez as seguintes recomendações:

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  • Encaminhamento integral dos trabalhos da CPI ao Ministério Público Estadual, para apuração das responsabilidades dos envolvidos;
  • Ação Civil Pública contra a CEMIG, buscando ressarcimento de danos materiais e morais aos consumidores afetados;
  • Processo administrativo junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para responsabilização da CEMIG pelas irregularidades constatadas;
  • Realização de mutirões de conciliação ou ressarcimento/restituição aos usuários lesados;
  • Instalação de um novo ponto de atendimento presencial da CEMIG em Uberlândia, especialmente na região central;
  • Apresentação de um plano de ação pela CEMIG, abrangendo medidas para melhorar a infraestrutura elétrica da cidade, com cronograma detalhado e prestação de informes prévios sobre interrupções programadas.
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