A rede de lojas Havan, sob o comando do empresário Luciano Hang, tem adotado uma abordagem polêmica para lidar com furtos em suas unidades: a divulgação de imagens de suspeitos em suas redes sociais.
A prática, que começou em agosto deste ano, rapidamente ganhou notoriedade e gerou debates nas plataformas digitais.
Os vídeos publicados pela Havan, intitulados de forma irônica como “amostradinhos do mês”, fazem alusão à expressão popular que descreve comportamentos ousados ou imprudentes.
O conceito também remete ao tradicional “funcionário do mês”, usado por empresas para premiar colaboradores destacados.
Em novembro, um dos vídeos compartilhados no X (antigo Twitter) ultrapassou 1,3 milhão de visualizações, destacando imagens de indivíduos flagrados furtando produtos das lojas.
“Quem furtar na Havan será pego e ainda vai ficar famoso!”, declarou Hang em suas redes sociais, convidando os seguidores a assistirem e compartilharem os registros.
A Havan justifica a iniciativa alegando um aumento significativo de furtos desde a pandemia, mesmo com o uso de um sistema avançado de segurança que inclui monitoramento por câmeras 24 horas, inteligência artificial e reconhecimento facial.
A tecnologia permite rastrear clientes desde o momento de entrada até a saída das lojas.
Hang argumenta que medidas tradicionais, como acionar a Polícia Militar e registrar boletins de ocorrência, têm se mostrado insuficientes para conter a prática.
“A única forma de inibir é a vergonha”, afirmou o empresário, em um comunicado oficial.
Os vídeos, que mostram casos ocorridos em diferentes filiais da rede, são escolhidos por apresentarem registros claros das ações ilícitas.
No TikTok, onde a Havan também compartilha os conteúdos, um vídeo publicado em setembro alcançou impressionantes 16 milhões de visualizações.
A Havan divulgou recentemente o vídeo que mostra a ação dos “amostradinhos” no mês de Novembro.
Concordo, se não quer aparecer e se identificado como um ladrão, não roube.
Luciano parabéns, vc tem e sempre tera meu respeito e admiração, desculpe a liberdade, Luciano Hang.
esta correto. quem o pratica tem a consciencia do erro. logo mais do que justo a empresa tentar coibir.
nossas leis nao os protegem. logo buscar brechas e utiliza las éo correto
parabes a Havan
E se todos amostradinhos resolverem processar a Havan…!!!!eu não duvido de mais nada nesse mundo, pois no Brasil, ladrão é mais respeitado que um trabalhador
Parabéns Havan, tem que dar o fim nestes furadores. Querem ter as coisas vão trabalhar e economizar seus vagabundos. Não fiquem gastando a toa. Só compro na Havan, minha loja preferida.
Parabéns ao Luciano
Parabéns a Havan e ao Luciano Hang !!!!! 👏👏👏
Se não querem aparecer não roubem! E que não venham querer defender esses indelinquentes, não querem trabalhar e vão por esse caminho, é aparecer em todas as redes sociais e cadeia pra eles!
Deveriam apanhar na bunda com chinelos da Havan/Havaianas
Eu concordo com HAVAN, não quer aparecer é só não roubar, vão trabalhar
Qualquer hora o stf vai proibir de mostrar os “ladrãozinhos”, com denuncia e apoio dos partidos de esquerda.
Parabéns Luciano…se os malandros se prestam para furtar na cara dura, não vão se incomodar de ver seus rostos nos vídeos….pois deveriam de ter vergonha é dos seus atos, e não há ninguém que concorda que eles se sentem humilhados….a conduta deles já autoriza as imagens…..perfeito…
Concordo plenamente,quem sabe assim os roubos diminuam
Gente oq mais me espanta é “suspeito” a imagem monstra a pessoa fazendo e a mídia trata como suspeito. O poste mijando no cachorro pra variar.