- ANÚNCIO -

Prefeito de Uberlândia sanciona Lei que cria Tarifa Zero para estudantes no transporte público

Redação Pontal
Foto: Regionalzão

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio, sancionou, na manhã desta quinta-feira (9), a lei que implementa a tarifa zero no transporte público para estudantes da cidade.

O benefício será destinado a alunos regularmente matriculados em instituições de ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação e técnico profissionalizante, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), com carga horária mínima de 600 horas.

A cerimônia aconteceu no Terminal Jardim Canaã e marcou um passo importante para o acesso gratuito ao transporte público.

No entanto, para que a tarifa zero entre em vigor de forma definitiva, será necessário regulamentar o benefício por meio de um decreto, previsto para fevereiro deste ano.

A regulamentação dependerá de uma avaliação e de ajustes realizados pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.

Tarifa zero: benefício para estudantes e famílias

Durante o evento, o prefeito Paulo Sérgio destacou a importância da tarifa zero como uma política estratégica para Uberlândia.

“Essa é a primeira lei sancionada em nossa gestão e um dos compromissos assumidos com a população de Uberlândia. A tarifa zero vai beneficiar diretamente as famílias, já que os estudantes não precisarão gastar com passagens e poderão utilizar o transporte público sem restrições de viagens. Isso inclui deslocamentos para parques, eventos culturais, espaços de lazer e esportes”, afirmou o prefeito.

Impacto da medida

Atualmente, mais de 43 mil estudantes cadastrados no Sistema Integrado de Transporte (SIT) terão acesso à tarifa zero assim que a lei entrar em vigor.

Hoje, os estudantes usufruem de um desconto de 50% no valor da passagem de ônibus.

Além disso, a lei autoriza a Prefeitura de Uberlândia a custear a diferença entre a tarifa pública e a tarifa técnica do contrato de concessão do transporte público.

Esse subsídio municipal está estimado em pelo menos R$ 13 milhões por ano, garantindo a gratuidade no transporte coletivo.

Opinião dos estudantes sobre a tarifa zero

A aluna Rafaela Segala, do 9º ano do ensino fundamental, elogiou a iniciativa, destacando o impacto positivo da medida.

“Agora temos esse diferencial. Muita gratidão por isso. É um momento muito importante para todos nós e, com certeza, vai melhorar o desempenho dos alunos. Achei uma iniciativa incrível porque também pensaram em outros aspectos do dia a dia, como o lazer, e não só em ir à escola. Achei espetacular”, disse Rafaela.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile