- ANÚNCIO -

Zema e Caiado estarão juntos na Femec 2025 em Uberlândia, em cenário que favorece articulação de Simões com Odelmo

Encontro entre governadores projeta aliança nacional com discurso regional calcado na força do agronegócio.

Adelino Júnior
Caiado e Zema em um evento no estado de São PauloFoto: Divulgação

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A cerimônia de abertura da Femec 2025, marcada para segunda-feira em Uberlândia, será o palco de mais um encontro entre Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil). A expectativa é de que a troca de afagos públicos entre os dois governadores reforce um novo capítulo da aproximação que, nos bastidores, tem cara de ensaio para 2026.

A confirmação das presenças ainda não consta na agenda oficial dos governadores mas já é tratada como certa nos bastidores.

Zema, cada vez mais isolado dentro da extrema direita, vem buscando uma saída estratégica para continuar em cena após o fim do mandato, e tem encontrado em Caiado uma dobradinha promissora. O goiano, por sua vez, é um dos nomes fortes da direita moderada para a próxima corrida presidencial — apesar de muitos especialistas políticos apontarem que Goiás, sozinho, não tem força política suficiente para eleger um presidente.

Caiado já anunciou sua pré-candidatura à Presidência da República. Em um movimento que gerou repercussão nacional, o cantor Gusttavo Lima chegou a ser citado por ele como possível vice. Entretanto, na última semana, o artista comunicou a retirada de sua pré-candidatura à vice-presidência. Esse recuo abriu espaço para que Zema volte a ser considerado como um nome viável para compor uma chapa com o goiano em 2026. 

Zema e Caiado

Ambos os governadores miram no discurso de eficiência e pragmatismo. A ponte entre Minas e Goiás — geográfica, logística e política — tem um ponto central: Uberlândia. A cidade, cortada por rodovias estratégicas como a BR-050 e sede de uma poderosa base agrícola e industrial, já é referência no modelo de gestão defendido por Zema. Agora, pode ser vitrine de uma possível aliança.

Enquanto isso, na subtrama

E não para por aí. Como revelou a Coluna Poder, Odelmo Leão (PP), ex-prefeito de Uberlândia, é cotado para ser o vice de Mateus Simões (Novo) na disputa ao governo de Minas em 2026. Isso fortaleceria ainda mais o vínculo político entre o Triângulo Mineiro e a atual gestão estadual — e, de quebra, poderia garantir um palanque forte para Caiado no segundo maior colégio eleitoral mineiro.

A Coluna Poder segue de olho nos bastidores que moldam os rumos do Triângulo.


Receba as notícias direto no WhatsApp. Entrar
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile