A deputada federal Duda Salabert protocolou nesta segunda, 17, uma representação junto à PGR pedindo a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A medida respondeu às declarações de Bolsonaro durante um ato realizado no domingo, 16, no Rio de Janeiro.
No pedido encaminhado à PGR, Salabert argumenta que Bolsonaro utilizou um “tom conspiratório” e voltou a levantar dúvidas sobre a lisura do processo eleitoral brasileiro. “A permanência desse discurso falso e inflamado representa um risco à ordem democrática, pois alimenta a insatisfação de grupos extremistas que, no passado, já praticaram atos violentos contra as instituições democráticas”, afirmou a deputada.
A parlamentar sustenta que a liberdade de Bolsonaro representa uma “grave ameaça à garantia da lei e da ordem”. Ela diz que ele persiste na disseminação de “dúvidas infundadas” sobre as eleições de 2022. Segundo Salabert, esse comportamento pode estimular novas manifestações violentas por parte de seus apoiadores e contribuir para a instabilidade política no país.
Além da prisão preventiva, a deputada pede que a PGR imponha restrições ao ex-presidente. Ela pede a proibição de uso de redes sociais e de participação em eventos públicos que possam servir para “incitar atos antidemocráticos”.
O evento de domingo foi organizado pelo pastor Silas Malafaia e contou com a presença de diversas autoridades políticas. O ato ocorreu em um momento de crescente tensão política, às vésperas do julgamento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), marcado para os dias 25 e 26 de março. A corte irá deliberar sobre a aceitação da denúncia da PGR contra Bolsonaro e outros 33 investigados, acusados de incentivar e planejar atos contra os Três Poderes e o Estado Democrático de Direito após as eleições presidenciais de 2022.