O Ministério da Saúde anunciou a data para início da aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19. O deputado federal Weliton Prado apresentou o Projeto de Lei 2818/2021, apelidado de Lei Tarcísio Meira, para garantir o reforço na imunização de forma urgente, e participou de reunião com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta terça-feira (24).
De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, o reforço vale para quem tomou qualquer vacina usada na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 e será realizado, preferencialmente, com uma dose da Pfizer. Na falta desse imunizante, a alternativa deverá ser feita com as vacinas de vetor viral, Janssen ou Astazeneca.
Confira a programação:
– A partir de 15/09 – idosos com mais de 70 anos que tenham tomado a 2ª dose há pelo menos 6 meses e imunossuprimidos – pessoas com câncer ou transplantados, por exemplo – que tenham tomado a 2ª dose há pelo menos 28 dias.
– Também na mesma data, será reduzido o intervalo da aplicação da segunda dose das vacinas Pfizer e Astrazeneca de 12 semanas para 8 semanas.
O deputado Weliton Prado reforçou que a pressão vai continuar para garantir o anúncio das doses da vacina de reforço para os profissionais da saúde, que também fazem parte dos grupos prioritários da campanha de vacinação.