- ANÚNCIO -

Câmeras com IA flagram 30 infrações por dia nas BRs 365 e 050 em Uberlândia

Tecnologia detecta infrações e visa conscientizar motoristas sobre a importância do uso do cinto de segurança e os perigos do celular ao volante.

Adelino Júnior
Imagem/Ilustração

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Ecovias do Cerrado e a Eco050, concessionárias responsáveis pelos trechos das BRs 365 e 050 em Uberlândia, implementaram câmeras com inteligência artificial (IA) para auxiliar na segurança viária. O sistema, em operação desde dezembro do ano passado, visa coibir infrações como o uso de celular ao volante e a falta do uso do cinto de segurança, consideradas as principais causas de acidentes.

As câmeras, instaladas em pontos estratégicos do perímetro urbano, captam imagens e, por meio de algoritmos, detectam possíveis irregularidades. Em caso de infração, um alerta é enviado ao Centro de Controle Operacional (CCO) das concessionárias e as imagens são encaminhadas em tempo real e de forma automática para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que poderá emitir a multa.

“A tecnologia atua como um importante aliado na prevenção de acidentes“, explica Bruno Silva, gerente de operações das concessionárias. “O objetivo não é apenas punir, mas principalmente conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar práticas seguras ao volante.

O inspetor Artur Rocha, chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da PRF em Uberlândia, destaca a importância da colaboração entre as instituições para garantir a segurança nas rodovias. “As câmeras permitem que a PRF otimize seus recursos, direcionando as equipes para outras atividades como o atendimento a acidentes e o combate ao crime.”

Com a integração do sistema às bases da PRF em Uberlândia, prevista para breve, o processo de notificação das infrações será agilizado.

Compartilhe este artigo
1 Comentário
  • Não é assim que funciona.
    O policial tem que estar no CCO e ver a infração no momento do cometimento. Neste instante ele avalia a imagem, consulta o veículo e faz a notificação. Não há encaminhamento de imagens pela concessionária para a PRF.
    A autuação só é feita após a conferência e confirmação pela PRF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile